Além de ser um estimulador do hormônio serotonina, que é o hormônio do bem estar, ele tem muitas outras características importantes.
Como todos sabemos, é a partir do cacau que o chocolate é feito, embora o consumo de chocolate também proporcione prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina, no chocolate são incluídos diversos ingredientes que o fazem ficar mais gorduroso, açucarado e calórico, isso pode causar obesidade e o consumo em demasia até problemas de coração graças a elevada quantidade de gorduras consumidas.
O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate.
Ao consumir chocolate é preferível a escolha do amargo. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de chocolate existe maior concentração de pedaços de cacau, isso o faz ser menos gorduroso e mais saudável.
Ele é composto de muitos flavonóides, fitoquímicos e fenólicos, substâncias nutracêuticas que ajudam a prevenir câncer e doenças do coração, entre outras doenças.O cacau em pó pode substituir ingredientes como chocolate em pó, em bolos, mousses, brigadeiros, deixando tudo com um gosto mais forte porém não menos agradável, além de, óbvio, ser muito mais saudável. No inverno substitua seu tradicional chocolate quente por leite e cacau em pó. O gosto diferenciado valerá a pena para sua saúde!
O cacau em pó é contra indicado para pessoas diabéticas, isso porque ele é doce, ou seja, contém açúcares, que são contra-indicados para quem desenvolveu esta doença. Por isso não é recomendado para pessoas diabéticas.
fonte: www.alimentacao-saudavel.com.br
0 comentários:
Postar um comentário